top of page

SOBRE O(A) BISAR SELVÁTICA

Nossa história

O Bisar Selvática é um Festival de Performance, que surge da necessidade de provocar uma discussão político-social, a partir da poética da performance arte. Reivindicando e reconquistando espaços (físico/virtual), denunciando condições abusivas, provocando diálogos, debates e reflexões a respeito das questões que afligem a sociedade contemporânea. Com potencial midiático, o Bisar é um projeto híbrido, que mistura múltiplas linguagens da arte, possibilitando a sensibilidade, autoestima e senso de união e pertencimento à vida cotidiana, através da transmissão das tradições e manifestações culturais, por meio da criação e experimentos de performances que tratam também de assuntos voltados a valorização, fortalecimento e manutenção da identidade e memória cultural do nosso país.

Sua primeira edição ocorreu no dia 06 de outubro de 2018, apoiado pelo ETDUFPA. Durante 12h o Teatro Universitário Cláudio Barradas – TUCB, foi palco de várias ações performáticas, das quais participaram alunos e não alunos da Escola de Teatro da UFPA (13 performers) e contando ainda com artistas convidados (Nando Lima, Karine Jansen, Rosilene Cordeiro, Larissa Latif, Pauta Negra, Gleyson Almeida) da nossa cidade. E contou também com uma Oficina de Performance Arte oferecida à comunidade de forma totalmente gratuita, ministrada pela Professora-artista-pesquisadora e performer Karine Jansen. O Bisar Selvática foi idealizado, realizado, produzido pela artista-pesquisadora e aluna da Licenciatura em Teatro da UFPA. Este evento foi pensado durante a disciplina de Performance ministrada pela Professora Karine Jansen.

O Festival Bisar Selvática tem sua importância como movimentação cultural, como espaço de fortalecimento da cultura paraense, como estimulador de pensamento e reflexão, estimulando a arte e a manifestação cultural em nosso estado, valorizando esta linguagem artística pouco visibilizada em nossa região, proporcionando à todos outras formas de ver e sentir o mundo.

                                             

                                                     

 

                                                     O símbolo do Festival foi idealizado e realizado pelo Artista Visual Nelson                                                                  Carvalho de Belém do Pará, sigam ele no Instagram @nelsoncaarvalho.

Foto: Maurício Igor.

SOBRE O SÍMBOLO DO FESTIVAL BISAR SELVÁTICA

17493007_1868146883468432_23986465693614
Sobre: Sobre
IMG_0751.jpg
bottom of page